XI KUÑANGUE ATY GUASU 2023
GRANDE ASSEMBLEIA DAS MULHERES
KAIOWÁ E GUARANI DE MS.
E vem aí a 11º Assembleia Geral Da Kuñangue Aty Guasu, o maior encontro das mulheres Kaiowá e Guarani de MS.
Atenção a esse chamado ancestral Kaiowa e Guarani, a Ñandesy, parteira, rezadeira dona Lulu, envia aqui o recadinho a todxs, para virem para o maior encontro das Mulheres Kaiowá e Guarani, que será na terra dela. Anotem em suas agendas e venham para o grande encontro anual das Matriarcas de nosso povo, as anfiatrias d nosso evento, as Nhandesy.
O nosso evento vai acontecer de 21 à 26 de novembro, no território Indígena Pandui, Amambai/MS, na terra dela @kunhayvoty.
Simbora juntxs?
Baixem aqui a Programação Oficial do nosso evento:
Pautas destaques da nossa assembleia:
Onde estamos e quem somos nós?
Estamos localizadas no centro oeste do Brasil, no estado de Mato Grosso do Sul, na fronteira com Brasil e Paraguai, nos biomas Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal, onde está a terceira maior população indígena do país. E a nossa Grande Assembleia acontece uma vez por ano, e é o nosso principal espaço de voz e luta pelos Direito das mulheres indígenas, e o diagnóstico da realidade que nós mulheres Kaiowá e Guarani vivemos em MS.
A Kuñangue Aty Guasu (Grande Assembleia Das Mulheres Kaiowá e Guarani/MS) é uma organização sem fins lucrativos liderada por mulheres indígenas das etnias Kaiowá e Guarani, e tem como objetivo a defesa de direitos humanos, em especial das mulheres, jovens, anciãs e meninas indígenas de nosso povo. A principal bandeira de luta da Kuñangue Aty Guasu é pela demarcação, homologação e proteção dos territórios, assim como toda a biodiversidade que re-existem conosco, a proteção da vida das mulheres, meninas, jovens e anciãs Kaiowá e Guarani.
Uma das maiores ações da Kuñangue Aty Guasu é o enfrentamento às violações ao nosso corpo-território1, que segue sob ataques. Em 2023 as violações latifundiárias e policiais seguem aumentando cotidianamente em nossos territórios originários. As consequências são irreparáveis, às violações psicopolíticas e ambientais seguem com forças por décadas e tudo e todos contribuem violentamente para as ameaças a nossa existência Kaiowá e Guarani.